top of page

Nossa equipe

O Projeto Conto que as caixas contam está em funcionamento desde 2017, e para que continue de "pé", precisa da participação e  da dedicação de pessoas que fizeram e fazem esse projeto acontecer. Vamos conhecer um pouquinho mais sobre elas? 

Janayna Alves Brejo
Coordenadora do Projeto

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, graduou-se em Pedagogia pela Universidade Metropolitana de Santos e em Serviço Social pela Universidade Católica de Santos. Atualmente é professora da Universidade do Estado de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Campus Belo Horizonte. É integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Linguagem (NEPEL/FaE/UEMG) onde desenvolve o Projeto de Extensão e Pesquisa: "O conto que as caixas contam: trabalhando com as narrativas literárias na prática pedagógica" realizado com o apoio do Programa Institucional de Apoio a Projetos de Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais - PAEx/UEMG, no ano de 2022, ficou entre os 7 finalistas na 12 Edição do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques da Fundação Carlos Chagas, sendo o único classificado na Região Sudeste. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, Políticas Educacionais e Educação e Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura Infantil e Juvenil, Contação de histórias, Letramento Racial, Diversidade, Relações Étnico-Raciais, Formação docente e Estudo Comparativo. É autora de mais de vinte livros de Literatura Infantil, uma vez que acredita que a leitura abre portas para o conhecimento, para sensibilidade e para a beleza que existe dentro do ser humano.

Andréa Cristina Ulisses
Professora colaboradora
IMG-3558_edited.jpg

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG), Mestre em Linguística Aplicada, graduada em Letras e Pedagogia. Professora do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino -? DMTE, Faculdade de Educação, Campus Belo Horizonte, UEMG. Integra como pesquisadora os núcleos de pesquisas Nepel - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Linguagem e Neper - Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação e Relações Étnico-Raciais com pesquisas que articulam as relações entre educação, linguagem, raça, racismo, antirracismo e os estudos decoloniais. Coordena o projeto de pesquisa - As representações das culturas afro-brasileiras nos livros didáticos de alfabetização após a Lei 10.639/2003: permanências, avanços e perspectivas para o letramento racial de crianças das séries iniciais do ensino fundamental - realizado com o apoio do Programa Institucional de Apoio à Pesquisa - PAPq da Universidade do Estado de Minas Gerais -UEMG.

Eliana Gomes Silva Machado
Professora colaboradora

 

Professora aposentada que deu aulas por 30 (trinta) anos - 1979 a 2009 - na Educação Básica pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Professora atuante de Língua Portuguesa: Conteúdos e Metodologias na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental (FaE/CBH/UEMG), onde leciona desde 1994. Pedagoga, graduada pelo Instituto de Educação de Minas Gerais (IEMG), Especialista em Pedagogia Empresarial pelo Centro de Estudos e Pesquisas Educacionais de Minas Gerais (CEPEMG),revisora de monografias, dissertações de Mestrado e teses de Doutorado.

Magda Dezotti
Professora colaboradora
Unidade Carangola

 

Possui graduação em Letras e em Pedagogia, mestrado em Letras pela Universidade Estadual de Maringá e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professora e coordenadora do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG - Unidade Carangola.

Amanda Cristine Corrêa Lopes Bitencourt
Elaine Maria da
Cunha Morais
Professora colaboradora

 

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Arte e Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMINAS). Professora efetiva da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG). Professora do Instituto de Educação Continuada (IEC/PUCMINAS), no curso de Práticas de Alfabetização e Letramento. Formadora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (CEALE/FAE/UFMG). Membro do Núcleo de Pesquisas em Educação e Linguagem (NEPEL), da Faculdade de Educação (FaE) da UEMG. 

 

Amanda Cristine Corrêa Lopes Bitencourt,
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2022). Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (2017). Especialista em Reflexão e Análise da Língua Portuguesa (2007) e Licenciada em Letras -Português/ Inglês pela Universidade Salgado de Oliveira (2006). Professora efetiva da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG. Docente da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ) no Curso Normal – formação de Professores. Membro do Laboratório de Pesquisa em Infância, Imaginário e Subjetividade (LAPIIS) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Profissão e Formação Docente (GEPROF) da UEMG / Carangola. 

Bolsista e estudantes voluntárias de 2022, 2023 e 2024
 
Erica  contadora auxiliar_edited.jpg
WhatsApp Image 2022-11-19 at 22.19.52.jpeg
WhatsApp Image 2022-11-16 at 16.01.44.jpeg
Érica Renata de Jesus Alquino



Flávia Oliveira Borges e Melo




Hanna Beatriz Nascimento da Paz

 
WhatsApp Image 2023-06-01 at 19.24_edited.jpg
WhatsApp Image 2023-06-01 at 19.34_edited.jpg
Isabel Drumond Barros de Oliveira



Isabella Cristina Freitas Silva de Andrade




Jéssica Priscila da Silva 
WhatsApp Image 2024-06-17 at 14.19.29.jpeg
WhatsApp Image 2024-06-21 at 16.57.26.jpeg
Daniella Avelar dos Santos Alves 







 

 

Estudantes do curso de pedagogia da FaE/CBH/UEMG. Érica Alquino, Isabel Drumond, Isabella Andrade e Daniella Avelar, são as atuais bolsistas do Projeto, junto das estudantes voluntárias do Projeto, Flávia Oliveira, hanna Beatriz e Jéssica Priscila. 

 

Bolsistas de 2021
Aline Aparecida Pereira dos Santos
Érica Renata de Jesus Alquino

 

Aline Aparecida Pereira dos Santos - Estudante do curso de pedagogia da FaE/CBH/ UMEG e bolsista do Projeto nos anos de 2019 e 2021. Aline foi responsável pela construção das caixas de história: “Paulinho o menino que escreveu uma nova história” das escritoras Mere Abramowicz e Silmara Rascalha Casadei e “O Mundo no Black Power de Tayó” de Kiusam de Oliveira. 

Érica Renata de Jesus Alquino - Estudante do curso de pedagogia da FaE/CBH/ UMEG e bolsista  voluntária do Projeto no ano de 2021. 

Isabella Xavier do Vale - Estudante do curso de pedagogia da FaE/CBH/UMEG e colaboradora do Projeto; bolsista de iniciação científica na Pesquisa “As representações das culturas afro-brasileiras” no ano de 2021.

 Bolsistas de 2020
Tatiane de Paula Ribeiro

Rayanne da Silva Reis

Estudantes do curso de pedagogia da FaE/UMEG formaram a quarta dupla de bolsistas participantes do projeto, no ano de 2020. Tatiane foi responsável pela construção da caixa da narrativa brasileira: “Os tesouros de Monifa” da escritora Sonia Rosa. Rayanne foi responsável pela criação deste Blog e do Instagram do Projeto. Além disso, assessorou, construiu e editou as redes de comunicação do Projeto durante o ano de 2020. Em 2021, essa dupla fantástica, ainda contribui imensamente com o Projeto, colaborando e participando dos Minicursos ofertados. Graduadas em Pedagogia, lecionam na Educação Infantil.

Bolsistas  - 2019
Aline Aparecida Pereira   Tatiane de Paula Ribeiro
Bolsistas  - 2018
Bárbara Carolina Goulart
Isabella do Carmo Mourão
Bolsistas - 2017
Ana Paula  Viana Israel
Tânia Melo de Oliveira

Estudantes do curso de pedagogia da FaE/UMEG,  formam a terceira dupla de bolsistas participantes do projeto, no ano de 2019. Foram responsáveis pela construção das caixas das narrativas brasileiras: A África de dona Biá (de Fábio G. Ferreira) e O sopro da vida (de Kamuu Dan Wapichana).

Pedagogas. Enquanto estudantes do curso de pedagogia da FaE/UMEG, formaram a segunda dupla de bolsistas participantes do projeto no ano de 2018. Foram responsáveis pela construção das caixas do conto: A galinha ruiva, Branca de neve e O lobo e os três cabritinhos.

Pedagogas. Enquanto estudantes do curso de pedagogia da FaE/UMEG,   formaram a primeira dupla de bolsistas participantes do projeto. Sob a orientação da professora Janayna deram, no ano de 2017, vida ao 'conto que as caixas contam: trabalhando com as narrativas literárias na prática pedagógica'. Foram responsáveis pela construção das caixas do conto: Os três porquinhos, Soldadinho de chumbo e Rapunzel.

© 2020 by Rayanne Reis, produzido para o projeto "o conto que as caixas contam: trabalhando com narrativas literárias" FaE/UEMG BH

bottom of page